ILHA Revista de Antropologia

NESSI

Desde a sua criação, o NESSI tem desenvolvido pesquisas e consultorias sobre questões relativas à saúde nas sociedades indígenas, às suas práticas terapêuticas e xamânicas, e aos sistemas de saúde/doença a vigorar na nossa própria sociedade. Importa entender as sociedades como agentes e não só como pacientes; como produtoras de saberes e não só como conjunto de problemas.

O NESSI tem desenvolvido uma reflexão de caráter simétrico, que trata em conjunto da bio-medicina e das alternativas a ela; da "ciência" e da "magia".

Ao longo destes últimos anos, essa linha de pesquisa tem levado o Núcleo a integrar temas que não se limitam à área da saúde, como os modos de produção e o estatuto do conhecimento indígena; a dimensão histórica das religiões indígenas ou das noções de corporalidade ou afetividade.

No momento, o NESSI acolhe uma grande variedade de pesquisas que, ampliando os seus interesses iniciais, se mantêm fiel às mesmas premissas críticas.

Desta forma congrega diversos pesquisadores em Etnologia Indígena, buscando dar apoio aos trabalhos de pesquisa que realizam